segunda-feira, 16 de julho de 2012

DENEGRIR

Notícia veiculada no site MARINGAY
Lendo aqui e ali na net cheguei à essa notícia sobre violência doméstica que muito me chocou, mas o que mais me indignou foi o posicionamento de uma das pessoas que deixaram comentário:
Mariana Amalia
[...] apenas uma dica de colega de curso não use a palavra "denegrir" é uma expressão preconceituosa (denegrir:tornar negro) aprendi com a querida profa Marivania Conceição Araujo... [...]

Lua Nua
Acho um absurdo colocarem preconceito até nas palavras! DENEGRIR pode significar tornar negro, mas isso não quer dizer que tudo que é negro se refere ao ser humano. O preconceito deve ser trabalhado dentro de nós mesmos, mas levar isso para o uso das palavras tais como: negra, preta, escura e etc, aí já é um posicionamento extremamente sem razão de existir.

DENEGRIR só pode vir a ser uma palavra preconceituosa SE as pessoas pensarem de forma preconceituosa que negro, preto, escuro e etc... são coisas feias e sujas.

"Na teologia mística, a noite foi aos poucos adquirindo o sentido de estado de consciência com relação à Divindade, a eterna Incógnita envolta metaforicamente no manto negro da noite. "Deus habita as trevas" - dizem os místicos, porque nunca ninguém conseguiu ver Deus".

"Jung nos fala sobre o trabalho com a sombra, e na alquimia um dos processos mais importantes na obtenção da pedra filosofal é justamente o nigredo". (Nigredo é uma palavra em latim que significa escuro. Foi adotada pelos alquimistas para designar o primeiro estado da alquimia: a morte espiritual).

O GONDOLEIRO DO AMOR
(Tonico e Tinoco)

Teus olhos são negros, negros,
Como as noites sem luar...
São ardentes, são profundos,
Como o negrume do mar;


Mariana Amalia
Não é colocar "preconceito" nas palavras que existem em nosso vocabulário, essas palavras são expressões de preconceito, um preconceito velado, por vezes não pelas pessoas que a utilizam e desconhecem a raiz de seu significado, mas é de extrema importância sermos esclarecidos em relação a essas expressões. Como por exemplo a origem da palavra "mulato" extremamente preconceituosa e muito utilizada em nossa sociedade, esse é o papel de um cientista social informar as pessoas, para que não naturalizemos expressões e assim poderemos banir formas devastadoras de preconceito.

Lua Nua
E assim banimos a palavra "mulato" ou banimos o mulato? As palavras não carregam em si o preconceito, as pessoas, sim! Por essa ótica que lhe foi ensinada, então vamos ter que banir um número expressivo de palavras do nosso dicionário. Melhor seria se baníssemos apenas o preconceito. Inclusive o preconceito que leva a esse tipo de violência do Mateus Riemer.



"Às vezes você tem que morrer por dentro para levantar-se das suas próprias cinzas e acreditar em si mesmo e amar a si mesmo para se tornar uma nova pessoa".
Susana Hilmer
Via: O Bosque de Berkana

1 comentários, falta o seu:

Simone MartinS2 disse...

Boa tarde...Adoro a cor preta em tudo! Prefiro a noite com ou sem Lua, adoro o ceu negro sobre mim. Não tenho medo da escuridão, pois são nesses momentos que aparecem os seres iluminados para nos protegerem...Aprendi a ficar na sombra, observando e aprendendo.
No escuro voce pode "sentir" usar e abusar de outros sentidos, aguçando-os, aperfeiçoando-os. No claro se vê a materia no escuro, se vê a alma, pois voce sente!
Renascer as vezes nos custa muita dor e lágrimas...É dificil!!
Bjinhos carinhosos...Rosa Azul

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...