domingo, 16 de janeiro de 2011

O EU PROFUNDO E OS OUTROS EUS

"Quanto mais eu sinta, quanto mais eu sinta como várias pessoas,
Quanto mais personalidades eu tiver,
Quanto mais intensamente, estridentemente as tiver,
Quanto mais simultaneamente sentir com todas elas,
Quanto mais unificadamente diverso, dispersadamente atento,
Estiver, sentir, viver, for,
Mais possuirei a existência total do universo,
Mais completo serei pelo espaço inteiro fora."

www.LivrosGratis.net :O Eu profundo e os outros Eus. - Fernando Pessoa
Nome: O Eu profundo e os outros Eus
Autor: Fernando Pessoa
Gênero: Literatura Nacional | Poesia
Páginas: 352
Ano de Lançamento: 2006
Editora: NOVA FRONTEIRA - ISBN: 8520918743

Sinopse: Antologia, realizada por Afrânio Coutinho, que revela a estrutura essencial da obra de Fernando Pessoa, em seu nome e nos de seus heterônimos. É o ponto de partida para a fascinante e inesgotável viagem pelo universo do autor.


Apresentação de Maria Bethânia.

NOTA DA LUA NUA: Sempre que sinto vontade de falar algo que não sei o que é, busco Pessoa. Nele encontro as palavras que eu queria dizer, os poemas que eu queria escrever. Minh'alma hoje está marinheira, buscando o gosto do sal, buscando de que lado vem o vento para jogar meu veleiro e içar velas. Fui...

Se quiser o livro em PDF o link é: O Eu profundo e os outros Eus





EROS E PSIQUÊ
Fernando Pessoa


Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria
De além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já libertado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à Princesa vem.

A Princesa Adormecida,
Se espera, dormindo espera,
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.

Longe o Infante, esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado,
Ele dela é ignorado,
Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso, ele vem seguro,
E vencendo estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora,

E, inda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia.

1 comentários, falta o seu:

William Garibaldi disse...

O Globo de Ouro vai para Lua Nuaaaaaaaaa!!! Esta postagem é show!

Este livro.. não conhecia, bela recomendação, vou ler!

Pessoa... Bethânia.. ? só fera hein amiga! Bom gosto e refinamento nascem de uma alma cheia de poesia! Como a tua Lua Nua!

Este vídeo que postou aqui é muito forte, parte do filme Palavra Encantada, que recomendo a vc e a seus leitores assistirem!...

Beijos!
Boa semana!
Boa vida!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...