quinta-feira, 25 de março de 2010

LIXO NO LIXO

Tem uma frase que aprendi com Jorge Amado lendo o livro Dona Flor e seus 2 maridos: “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar” (Dístico na parede da farmácia do doutor Teodoro Madureira).

Sendo assim, o lixo também tem que ter um destino e lógico que não é acumulado dentro de casa, e menos ainda jogado na Natureza, como se ela fosse dos outros e não nossa. É importante que a gente saiba que desperdiçar é só mais uma forma de agredir Gaia e que ela não é uma "senhora" que atura tudo calada, ou seja, ela devolverá a agressão sofrida.

Antes do lixo virar lixo ainda temos 3 opções
REDUZIR - usar quadros de avisos para leitura coletiva, em substituição a circulares; omitir envelopes para correspondências internas; usar mais eficientemente os materiais de nosso cotidiano, como pilhas, pastas de dentifrício, sapatos, roupas, etc, servir “comida a quilo” diminuindo o desperdício;

REUTILIZAR -  é criar novas formas de utilização; reutilizar latas, sacos e embalagens plásticas para vasilhames, produção de mudas e brinquedos; triturar restos de materiais e entulhos de construção para reutilizá-los em construções simples;


RECICLAR - é o termo usado quando é re-feito, por industrias especializadas, o produto de origem industrial, artesanal e agrícola, que foi usado e descartado ao fim de seu ciclo de produção e utilização. A reciclagem vêm sendo mais usada a partir de 1970, quando se acentuou a preocupação ambiental, em função do racionamento de matérias-primas.
(Matéria achada no site Lixo no Brasil)


Pra quem quiser saber mais, achei uns sites bem interessantes:
Lixo
Lixo eletrônico

2 comentários, falta o seu:

ANJES disse...

.

DOCE LUA

--- Por aqui, produzo pouco lixo. Os orgânicos, vão para a compostagem e depois adubar a horta... Os papéis e o plástico para a reciclagem... No meu carnê de cobrança da coleta do lixo sou classificado como mini-gerador residencial.

Desperdiço pouco. Menos carinho para as pessoas que amo sem limites...

Bjs EP = Em profusão
ANJES

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite.
O reaproveitamento do lixo é uma das coisas mais importantes, dos últimos tempos. Adoro ver na TV, a divulgação dos artesanatos feitos com a reciclagem. Tem produtos belíssimos.

Um abraço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...