quinta-feira, 31 de agosto de 2006

A LÂMPADA


Qual a única diferença entre as 2 imagens do gif?



A LÂMPADA

Uma vez fui com minha filha na casa dos meus pais e chegando lá minha mãe contou para minha filha que o Kiko, um poodle que eles tinham, havia morrido e ido para o céu.

Mais tarde saímos para passear, minha mãe mostrou para minha filha o sítio da veterinária e falou que era lá que o Kiko estava enterrado.

Chegando em casa, minha filha, que na época tinha uns 5 anos, me perguntou:
- Mãe, como pode isso? A vó falou que o Kiko está no céu e depois me falou que ele está enterrado no sítio da veterinária. Afinal de contas, ele está no céu ou embaixo da terra?

Pensei um pouco, olhei em volta e vi um abajur apagado. Pedi para ela chegar mais perto e acendi a lâmpada.
- Você está vendo a diferença, filha?
- Tô. Uma hora você acende a lâmpada e depois apaga.
- Certo! E a lâmpada é a mesma, né?
- É.
- E o que as duas têm de diferentes?
- A energia, mãe. A acesa tem energia que vem do fio.
- Certo! Essa é, mais ou menos, a mesma diferença que existe entre uma pessoa estar viva ou morta. Algum tipo de energia que temos quando estamos vivos e nos faz andar, falar, rir, comer, se desprende do nosso corpo quando morremos e como não sabemos certinho para onde ela vai, dizemos que foi para o céu. A vó não se enganou quando disse que o Kiko estava na terra e no céu ao mesmo tempo, porque o corpo dele foi enterrado na terra e a alma dele, a energia, foi para o céu.

Que existe corpo e alma até os mais céticos acreditam. As diferenças começam quando começamos a pensar na alma quando não mais habita o corpo.

Para onde ela vai (ou volta)?
Onde fica a inteligência, morta com o corpo, ou viva com essa alma?
Quem, ou o quê, ligou essa alma a um corpo?
Porquê?
E quem, ou o que, a desliga?
De onde vem a alma?
Para onde vai?
Ela tem vida própria?
Se locomove sozinha, como fazemos?
Ou se junta à tantas outras almas e vira uma só energia?
De onde viemos?
Para onde vamos?
Porquê?

"Às vezes quero crer mas não consigo
É tudo uma total insensatez
Aí pergunto a Deus: escute, amigo
se foi pra desfazer, por que é que fez?
"
(Cotidiano n°2 - Vinicius de Moraes)

terça-feira, 29 de agosto de 2006

EARTHLINGS (Terráqueos)

Earthlings (Terráqueos) - Português (Legendado) - 1h 35 min


(se o vídeo não funcionar, clique no título)


Para quem tiver 1 hora e meia disponível;
Para quem tem coragem;
Para quem se considera um Ser Humano;
Para quem estiver disposto a mudar sua forma de viver, para uma com mais humanidade;
Este filme é imperdível!

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

RADIESTESIA, PÊNDULO e CHACRAS

Talvez a Física, a Mecânica, ou algum cientista possa explicar cientificamente o que é Radiestesia. O que eu sei é que a radiestesia é a arte de transformar em efeitos físicos as manifestações intuitivas, é a arte de se sensibilizar com radiações. O termo vem do latim (radius) que significa radiações e do grego que quer dizer sensibilidade, ou seja sensibilidade a radiações.

A radiestesia em muitos países como França, Alemanha, Estados Unidos e outros, é considerada como profissão com todas as implicações inerentes à vida profissional. Portanto a radiestesia não tem conotação mística e nem é de exclusividade de uns poucos iluminados.

É cientificamente comprovado que todos os corpos emitem energia na forma de ondas (vibrações), que nos rodeiam o tempo todo e estimulam de forma contínua nosso sistema nervoso, que as conduzem ao cérebro onde ficam registradas em nosso inconsciente, pois tudo vibra, tudo irradia no universo, do exterior para o interior.
(STUM).

Um dos instrumentos usados na radiestesia é o pêndulo. O pêndulo é apenas um peso na ponta de um fio flexível e resistente. Não importa o material que é feito, madeira, cristal, chumbo, etc.

O pêndulo tem sido usado há milhares de anos como um instrumento que ajuda o homem a entrar em contato com o seu subconsciente. O sistema nervoso humano é o sensor mais preciso existente no mundo. Responde a centenas de milhares de freqüências das qual a mente consciente não está a par.

Vivemos em um oceano de freqüência energéticas. Nossa consciência destas freqüências depende da nossa habilidade em registrá-las. Esta habilidade pode ser desenvolvida exatamente da forma como podemos sintonizar as vibrações ou as freqüências de um rádio com um aparelho de rádio. A receptividade tem um peso importante aqui: o que recebemos depende, por um lado, do rádio e, por outro, do nosso estado de conscientização
(STUM).

E porque falei da radiestesia e do pêndulo?

Porque o pêndulo é excelente para mostrar que os chacras existem e que são "buraquinhos" energéticos por onde nos comunicamos com o exterior.

É através deles que também passa nossa intuição.
- Sabe aquele dia que "alguém" sussurra no seu ouvido: "não vá lá", ou "não faça isso"? Foi sua intuição que captou alguma energia no ar que não estava legal e te avisou;
- Sabe aquela coisa estranha que é você conhecer uma pessoa e sem ela nunca ter feito nada de ruim, mesmo assim você simplesmente não ter ido com a cara dela? A energia dos dois não se comunicou de uma forma harmoniosa;
- Amor à primeira vista. Quem não viveu ou conheceu alguém que viveu isso?
São esses canais, os chacras, que fazem o trabalho de comunicação entre nós e as energias que fluem por aí.

Então se você quiser confirmar cientificamente se existe chacra, pegue um pêndulo, coloque em cima da palma da sua mão (não semi-fechada como a da foto, mas aberta), tente ficar com a mão o mais parada possível. Você vai sentir que o pêndulo vai girar sozinho. Ele vai girar no mesmo sentido e velocidade que seu chacra se movimenta. Dizem que os chacras se movimentam no sentido horário.


quinta-feira, 24 de agosto de 2006

CHACRAS


Acredito que o primeiro fator importante para a meditação é ter colocado boas coisas dentro de nós mesmos; seja por estudo, seja por observação, seja por fé ou por acreditarmos que se temos um caminho a cumprir, que ele seja de paz conosco e com tudo e todos que convivemos neste planeta. Nisso incluo os 3 reinos: animal, vegetal e mineral.

O segundo fator importante é termos consciência de que temos aberturas no corpo e que estas nos conectam com tudo e com todos, seja esse tudo um Deus, ou uma planta. A essas aberturas chamamos chacras.

O terceiro fator importante antes de meditarmos é realinharmos e limparmos os chacras, para que eles possam se movimentar com mais facilidade.

Então, vamos conhecer cada uma dessas portas que liga nosso corpo ao mundo:

OS CHACRAS

7o CHACRA CORONÁRIO: Conhecido no Hinduísmo como SASHARARA. Este ponto situado no alto da cabeça, atua no cérebro e cerebelo. Sua energia é a Essência Divina e corresponde ao que chamamos de 3o Olho. Seu atributo é a Fortaleza. Segundo o grau de vitalidade, pode gerar a Paciência ou a Ira. Recebe com maior intensidade a força vital do SOL, tem a forma de uma flor de 48 pétalas. Sua vibração de cor atuante é o branco, mas, pelas circunstâncias do estado harmônico do ser, outra vibrações atuam, gerando a cor dourada. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração de OXALÁ, sendo o dia de melhor absorção de influências a sexta-feira. O médium distingue esta influência por forte turbulência na nuca, tonteiras, etc...

6o CHACRA - FRONTAL: Conhecido no Hinduísmo como AJNÃ. Este ponto situado entre os olhos, atua diretamente sobre a fronte, os sinos e os olhos. Sua energia é o Poder Oculto da Palavra. Seu atributo é o Respeito. Segundo o grau de sua vitalidade pode gerar a Firmeza ou a Leviandade. Sua vibração de cor atuante é em origem o Amarelo, mas, pelas circunstâncias do estado harmônico do ser, outras vibrações atuam gerando raias Azuis. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração das SENHORAS (Oxum, Iemanjá, Iansã e Nanã), sendo o dia de melhor absorção de influências o sábado. Forma uma flor de 48 pétalas, sendo o planeta regente a LUA, nas suas quatro fases. O médium distingue esta influência por forte turbulência na fronte, que ocasionam, às vezes, dores de cabeça.

5o CHACRA - CERVICAL: Conhecido no Hinduísmo como VISUDDHA. Este ponto situado à altura da garganta física, atua diretamente na região do pescoço e toma assento ou fixação na faringe, laringe, glândula tireóide, etc. Sua energia é o Poder Supremo. Seu atributo é o Entendimento. Segundo o grau de sua vitalidade, pode gerar a Esperança ou o Receio. Recebe com maior intensidade a força vital de Mercúrio, tem a forma de uma flor de 16 pétalas. Sua vibração de cor atuante é o Vermelho, mas, pelas circunstâncias do estado harmônico do ser, outras vibrações atuam, gerando a cor Azul violeta. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração de IBEJI, sendo o melhor dia de absorção de influências o domingo. O médium distingue esta influência, pela sensação de estar carregando alguém sobre os ombros.

4o CHACRA - CARDÍACO: Conhecido no Hinduísmo como ANÃHATA. Este ponto situado à altura do coração físico, atua diretamente sobre o coração, sangue, aparelho circulatório, etc. Sua energia é o Poder do Conhecimento. Seu atributo é a Sabedoria. Segundo o grau de sua vitalidade pode gerar a Humildade ou a Soberba. Recebe com maior intensidade a força vital de Júpiter, tem a forma de uma flor de 12 pétalas. Sua vibração na cor atuante é o Verde, mas pelas circunstâncias do estado harmônico do ser, outras vibrações atuam, gerando raias Amarelas com cambiantes Azuis. Na Umbanda, este ponto corresponde à vibração de XANGÔ, sendo o melhor dia de absorção de influências a quarta-feira. O médium distingue esta influência pelo ritmo acelerado, que é imprimido ao coração.

3o CHACRA - SOLAR (ou Solear): Conhecido no Hinduísmo como SVÃSBISTHANA. Este ponto situado à altura do umbigo físico, atua diretamente sobre as vísceras abdominais, tais como, fígado, pâncreas, órgãos do aparelho digestivo, etc.
Sua energia é o Poder do Pensamento Criador. Seu atributo é a Justiça. Segundo o grau de sua vitalidade pode gerar a Generosidade ou o Egoísmo. Recebe com maior intensidade a força vital de Marte e tem a forma de uma flor de 10 pétalas. Sua vibração de cor atuante é o Alaranjado, mas pelas circunstâncias do estado harmônico do ser, outras vibrações atuam, gerando raias Amarelo-avermelhadas com cambiantes Verdes. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração de OGUM, sendo o melhor dia de absorção de influências a terça-feira. O médium distingue esta influência por distúrbios estomacais e intestinais, com azia e desinteria, em casos mais agudos.

2o CHACRA - ESPLÊNICO: Conhecido no hinduísmo como MANIPURA. Este ponto situado à altura do baço físico, atua diretamente sobre o baço, pâncreas e glândulas supra-renais. Sua energia é o Poder da Vontade. Seu atributo é o Conselho. Segundo o grau de sua vitalidade pode gerar a Prudência ou a Imprudência. Recebe com maior intensidade a força vital de Vênus, tem a forma de uma flor de 6 pétalas. Sua vibração na cor atuante é o Azul, mas pelas circunstâncias do estado harmônico do ser, outras vibrações atuam, gerando tendências para o Vermelho violeta. Na Umbanda este ponto corresponde à vibração de OXÓSSI, sendo o melhor dia de absorção de influências a quinta-feira. O médium distingue esta influência pela aparente falta de ar, é como se tivesse um torpor em todo o lado esquerdo, em conseqüência da expansão dos gases naturais internos.

1o CHACRA - BÁSICO OU SACRO: Conhecido no Hinduísmo como MULADHARA. Este ponto situado na base da espinhal dorsal física, atua diretamente sobre os órgãos pélvicos, próstata, bexiga, glândulas seminais, ovários, etc. Sua energia é o KUNDALINI (vide nota no 1) ou Fogo Serpentino Regenerador. Seu atributo é a Pureza. Segundo o grau de sua vitalidade pode gerar a Castidade ou a Imoralidade. Recebe com maior intensidade a força vital de Saturno, tem a forma de uma flor de 4 pétalas. Sua vibração de cor atuante é o Violeta, mas pelas circunstâncias do estado harmônico do ser, outras vibrações atuam, gerando raias Vermelhas com cambiantes Azuis. Na Umbanda este ponto de corresponde à vibração das ALMAS (Almas, Pretos-Velhos e Exus) sendo o melhor dia de absorção de influências a segunda-feira. O médium distingue esta influência pela aparente prisão ou dificuldade de movimento dos membros inferiores, assim como também o ativamento dos reflexos biológicos controlados pelos órgãos abrangidos por este Chacra.

Isto exposto, salientamos que a chave principal na mecânica da incorporação, precisa estar em harmonia fluídica com a vibração original do médium. Baseia-se a dita chave principal na influência do planeta, cor e dia correspondente da vibração e o chacra. Assim sendo, fica esclarecido que o chamado desenvolvimento mediúnico, deveria sempre obedecer única e exclusivamente à vibração original, que situa o planeta regente no nascimento do médium. As fixações (vide nota no 2) para as diferentes finalidades, como sejam, puxadas de outras linhas, obedecem à vibração e ao planeta em que estejam situadas, por afinidade, as Entidades Protetoras do médium, através das quais são dirigidas estas fixações.

Nota especial: Os Chacras (Rodas Girantes) em forma de flor, são apenas vistas pelas Entidades corretamente incorporadas e/ou pelos médiuns videntes, quando permitido.

Nota no 1 - KUNDALINI - Espécie de torrente de fogo líquido à subir pela coluna vertebral do ser humano, a qual ativa as energias instintivas ou inferiores, próprias do mundo animal. A pessoa que desenvolver o Chacra Básico descontrolada e prematuramente, dará entrada à uma torrente de energia elementar tão poderosa, que os seus desejos serão satisfeitos de imediato e terá poder sobre as demais criaturas. Este é o perigo para os que recebem influências privilegiadas deste Chacra. Por essa razão, nas diversas escolas espirituais existentes, nunca se desenvolve Mediunidade através dele, mesmo que por data de nascimento, dia e hora, a influência primária a que ele pertença.

NOTA No 2: - FIXAÇÕES - Assim se define na maioria das escolas (90%), melhor penetração das diversas influências espirituais. São consideradas como fixações, os Amacís (lavagem de cabeça), o Batismo e os banhos determinados (sempre do pescoço para baixo), que fazem parte da Ritualística da Umbanda.

OBS: Texto trazido do site umbanda racional

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

TE DESEO LO SUFICIENTE


Hace poco tiempo cuando estaba en el aeropuerto escuché por casualidad a una madre e hija que se estaban despidiendo. Cuando anunciaron la partida del vuelo ellas se abrazaron y la madre dijo:
- "Te amo y te deseo lo suficiente".

La hija respondió:
- "Madre, nuestra vida juntas ha sido más que suficiente. Tu amor es todo lo que he necesitado. También te deseo lo suficiente". Ellas se saludaron con un beso y la hija partió.

La madre pasó muy cerca de donde yo estaba sentada y noté que ella necesitaba llorar.

Traté de no observarla para no invadir su privacidad, pero ella se dirigió hacia mí y me preguntó:
- "Alguna vez se ha despedido de alguien sabiendo que era para siempre?".
- Sí, lo he hecho - respondí. Perdón por preguntar, contesté, pero ¿por qué esta despedida es para siempre?
- Yo soy una mujer vieja y ella vive muy lejos de aquí. La realidad es que su próximo viaje será para mi funeral, dijo.
- Cuando se despidió de ella escuché que le dijo "te deseo lo suficiente". ¿A qué se refiere?
Comenzó a sonreír. Eso es un deseo que hemos transmitido de generación en generación. Mis padres solían decirlo. Ella hizo una pausa y miró hacia arriba como si tratara de recordarlo en detalle, luego sonrió aún más.
- Cuando decimos "Te deseo lo suficiente", deseamos que la otra persona tenga una vida llena de sólo lo suficientemente bueno para vivir.

Entonces, dirigiéndose hacia mí, ella compartió lo siguiente como si lo estuviera recitando de memoria:
"Te deseo que tengas suficiente sol para mantener tu espíritu brillante",
"Te deseo suficiente lluvia para que aprecies aún más el sol" ,
"Te deseo suficiente felicidad para que tu alma esté viva"
"Te deseo suficiente dolor para que las pequeñas alegrías de la vida parezcan más grandes"
"Te deseo que tengas suficientes ganancias que satisfagan tus necesidades"
"Te deseo suficientes pérdidas para que aprecies todo lo que posees."
"Te deseo suficientes bienvenidas para que logres soportar las despedidas".
Luego ella comenzó a llorar y se alejó.

Se dice que toma un minuto encontrar a una persona especial, una hora en apreciarla, un día para amarla, pero una vida para olvidarla.

Toma el tiempo necesario para vivir.

OBS: Coloquei um link no título, com o texto em português, para quem não domina o espanhol.

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

ALGUÉM FALOU ANTES DE MIM



TÉCNICA PARA LIMPEZA DE SUA ALIMENTAÇÃO

Você come em restaurantes e lanchonetes diversas todos os dias?
Você não sabe por quem e nem como sua comida é preparada?
A pessoa que preparou sua comida está com raiva ou triste com você?
Você não sabe por que se sente estranho(a) depois que almoça em determinados lugares?
Então este texto é para você, caro amigo(a).

Todos sabemos que aquilo que comemos é o que vai passar a constituir o nosso corpo, dentro de algumas horas. Cada alimento se torna um tecido diferente, uma proteína, um lubrificante, uma substância que fará parte de nós.

Além da qualidade do próprio alimento, somos afetados pela pessoa que o preparou e pela forma como aquele alimento foi preparado.

Um grande exemplo deste fato é a famosa frase:
- Ah, como comida de avó (ou de mãe) é boa!

Além de nos trazer boas lembranças ? e por isso também se tornar agradável - o alimento geralmente é feito com carinho, quase que especialmente para algumas pessoas, em certas ocasiões.

O contrário também é verdadeiro, pois se você vai a um lugar e vê uma pessoa preparando seu almoço e, ao mesmo tempo, gritando com outra pessoa, ou vê alguém triste, e melancólico batendo o molho de sua comida, você pode ter uma dor de estômago, um simples mal estar, ou ficar também triste ou irritado(a) depois do almoço.Muitas pessoas comem em restaurantes, em bares e em muitos locais onde não se conhecem a procedência da comida, o cozinheiro e o modo como o alimento foi preparado.

Difícil descobrir se o cozinheiro daquele restaurante está feliz e desempenha seu trabalho com prazer, ou é uma pessoa que esta trabalhando de maneira insatisfeita, uma pessoa irritada e que, inevitavelmente, vai colocar suas energias e seu estado emocional pesado, nos alimentos que você vai consumir pouco tempo depois.

Aqui, coloco uma técnica simples para que você possa minimizar e até anular estas influências energéticas emocionais da sua comida todos os dias.

Vamos a ela!

Quando você estiver chegando num restaurante self-service, pegue o seu prato e segure-o por baixo, de preferência com a palma da mão embaixo do prato.

Nesse momento, inspire fundo e pense em coisas boas, como saúde, bem estar, carinho, paz, etc, algo que te tire da agitação, da turbulência do dia-a-dia e do nervosismo também.

Então com esse sentimento em você, utilize-se da sua capacidade de visualização e imagine que da palma de sua mão sai uma luz branca bem brilhante que começa a inundar o prato, transformando-o num prato brilhante. Em seguida, se você conseguir, transforme o prato em um recipiente luminoso, com muito carinho e alegria e preferencialmente colocando intenções de cura e boa saúde dentro desse recipiente.

Você vai passando pela linha de servir e vai colocando os alimentos no prato normalmente, mas desta vez, cada alimento está sendo colocado dentro deste recipiente luminoso e se tornando brilhante e limpo também, assumindo propriedades de cura, saúde a vitalidade, pois cada um deles se tornará uma parte qualquer do seu corpo, como seu cérebro, seus ossos, sua pele.

E no final, quando você for pesar o prato ou caminhar até a sua mesa, use as duas mãos como na ilustração


Junto com esse método, você pode também fazer sua oração de costume se for o caso, seu mantra ou mesmo seu agradecimento, de acordo com seu modo de vida.

Esse método é um excelente modo de efetuar a limpeza da sua comida diariamente, de maneira discreta, pessoal, positiva, eficiente e que traz muito retorno.

Para quem vai a uma restaurante ou bar e é servido no prato, depois de servida a comida aponte por alguns instantes as mãos para os pratos e dê um banho de luz nos alimentos, com as mesmas intenções e sentimentos acima.

Caso você não possa estender as mãos, imagine esse banho de luz saindo do seu peito.

Evite conversar com seus amigos da empresa nesse momento, você terá muito tempo ao longo do dia para isso; caso não seja possível, prefira sempre assuntos alegres, agradáveis e sadios.

Vanderlei Oliveira
26/01/2006
Portal Shama


Tenho maior cuidado aqui em casa, pois quem cozinha sou eu. No dia que não me sinto bem para encarar o fogão, ou prefiro não cozinhar, ou relaxo antes com uma musiquinha. Aliás, música é o ponto alto da minha cozinha.

Acho que se eu cozinhar de mau humor isso vai refletir na saúde de quem come.

domingo, 20 de agosto de 2006

FRASE DE EFEITO

"Mais vale chegar atrasado neste mundo do que adiantado no outro!!!"
(autor desconhecido)

sábado, 19 de agosto de 2006

PAIXÃO



Ela me chamou,
Como boa apaixonada,
Fui...

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

VOVÓ MOTOCICILSTA

Era um sábado qualquer e eu acordei com preguiça. Levantei da cama umas 11h e encontrei meu neto de bico.
- Que foi Ma?
- Tem festa na minha escola, eu queria ir e a mãe tá dormindo.
- Serve a vó? Nesse momento eu ganhei o primeiro sorriso...
- Cê vai!?!?
- Vambora muleke, come alguma coisa, escova os dentes e corre pra trocar de roupa. Mas pega sua jaqueta que tá frio.
- Vamos de moto, vó?
- Vamos!
- OBA!!!!!

E ainda bati maior bolão com ele na quadra de futebol porque a galerinha dele não apareceu. Na ida foi só o frio. Na volta, além do frio chuva fina, mas como ele adora novidades nem esquentou com a chuva. Viemos calados, curtindo a chuvinha, o friozinho e o vento na moto. Foi bem legal.


Tenho motos desde 1983, mas neto apenas desde 1996. Desde muito pequeno ele está dando indícios de que será um futuro motociclista. Começou a andar na minha garupa com seis anos e sei que isso desenvolve uma relação especial entre a gente.

Sei que no mundo masculino ainda existe um pouco de resistência às mulheres que pilotam suas próprias motos, mas acredito que as mulheres estão bem preparadas, pois sabidamente são mais cuidadosas.

Mas do que posso falar de uma avó motociclista? De uma mulher que já carregou seus filhos na garupa e que agora vivencia essa delícia que é começar a ensinar o neto como se passa as marchas da moto, onde fica a embreagem, o freio, o acelerador e, principalmente, como respeitar o risco de estar num veículo tão exposto. Uma mulher que começa a ensinar quando é hora de avançar e a hora de recuar. Mais do que pilotar uma moto, ensina ao neto como pilotar sua própria vida.

A vida anda acelerada, o mundo mudou, preconceitos estão caindo por terra e os pequenos detalhes da vida é o que fazem com que ela valha a pena. Passear pela cidade tendo na garupa um menininho de olhos vivos que se sente "fazendo parte da cena" é uma emoção muito grande. Desde a primeira vez que meu neto andou comigo de moto ele vai caladinho, olhando tudo, e quando paramos no semáforo conversamos um pouco, rimos de algumas coisas.

Outro dia ele me chamou atenção para um fato que eu não tinha reparado: "vovó, porque que quando eu estou na sua garupa, as pessoas nos carros olham tanto pra gente"? Eu não soube a resposta, mas acredito que de alguma forma elas sabem que estamos felizes. Um dia acharemos essa resposta juntos, talvez em cima de uma moto, pelas estradas da vida...


quarta-feira, 16 de agosto de 2006

PALAVRAS DE UMA MULHER LIBANESA


Desenho feito hoje no Corel Draw e Corel Photo-Paint ao som de Yusufi Slam ou ex-Cat Stevens para os leitores mais antigos.

O Acid do Saindo da Matrix explicou de uma forma que foi fácil entender essa coisa de Israelense brigar com libanês, que não gosta do árabe, que mata o iraniano que odeia o iraquiano e etc e tal... Logo depois de eu ter lido o texto dele, chegou por e-mail Palavras de uma mulher libanesa - Brigitte Gabriel, mas achei que seria cansativo postar os dois textos e meu comentário sobre isso tudo que anda acontecendo, então optei por linkar os textos e quem quiser os leia primeiro.

Eu só queria deixar meu protesto contra o fanatismo religioso e a intolerância. Os homens, e sua ganância desmedida, estão fazendo um mal tão grande a ele mesmo e ao planeta, que se por alguns segundos pudesse visualizar espiritualmente no que isso está causando acredito que ele pararia, ao menos para pensar.

Todos pedimos Paz para o Planeta, mas ela só existirá quando pedirmos de verdade, com o coração.

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

UM DIA EM CAMPO GRANDE

CLIQUE NA FOTO SE QUISER AUMENTAR


Um dia fiz uma coisa que qualifico como "feia".

Eu e meus filhos estávamos numa das avenidas mais movimentadas de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e tinha acabado de comprar um corsa wagon, pretinho, novinho, com som e insulfilme. No banco do carona minha filha de 18 anos e no colo dela meu neto de alguns meses, meu filho de 10 anos no banco de trás e eu dirigindo. Acho que foi em 1997 e Campo Grande nunca, e em nada, se assemelhou ao Rio ou Sampa, pois sempre foi uma cidade calma.

Estávamos os quatro rindo, conversando e brincando, até que parei num sinal de trânsito. Entre os carros e o meio fio da ilha que separa um lado da avenida do outro, veio um menino. Um menino magro, de uns 10 ou 11 anos, com algo na mão que não identifiquei no ato se era um pedaço de madeira ou um tubo de papelão.

O vidro da minha janela estava meio aberto. Ele chegou e falou: "tia, dá um dinheiro?" - Odeio que me chamem de "tia"! - E num repente, enquanto eu pensava no que responder, ele enfiou o braço pelo vidro e tentou tocar a buzina. Minha reação foi rápida, de quem já estava prevendo e pensando no que fazer. Meu braço que estava pousado na porta levantou com rapidez, prendendo o braço dele entre o meu braço e a lataria do carro. No que respondi mais rapidamente do que meu gesto: "tira a mão daqui de dentro". Só ouvi uma voz fraca respondendo: "quê isso, 'tia', tá doendo!".

Ele tirou a mão de dentro do meu carro por impulso e a partir daí, por impulso sofremos ação e reação. Ele continuou andando paralelo ao meu carro e quando chegou à altura da traseira, deu uma porrada com o tubo de papelão e continuou andando no sentido inverso ao que meu carro estava.

Por instinto animal, ou corremos, ou reagimos. Reagi.

O sinal abriu e por impulso retornei pegando a pista contrária a minha e no primeiro retorno, voltei para a pista que estava. Parei, desliguei o carro, peguei uma barra de aço que serve de proteção contra roubos e trava o volante e o freio, saltei do carro. Lá no fundo ainda ouvi minha filha, com meu neto no colo, gritar: "mãe, não mata ele"!

Não matei, mas mataria.

Acho que essa foi uma das piores constatações da minha vida - de mim comigo mesma - nesse dia eu descobri que por legítima defesa, pelos meus filhos e neto, eu mataria.

Ou morreria...

domingo, 13 de agosto de 2006

MENINA

Juca Chaves

Menina, ouça o que eu digo
O meu castigo
Tive-o só por te adorar
Menina, ouça, eu te imploro
O que hoje eu choro
São preces do coração
Que só pecou por soluçar
Por ti, menina
Que eu amo tanto
Por quem meu pranto
De tombar, quase secou
Quisera, ouvir-te um dia, flor
Dizer-me: "eu te amo, amor
Como jamais, nunca se amou".
Mas que tristeza!
Tua beleza
Não deste a mim
E eu inda não sei por que tal razão
Agora eu vivo amargurado
Sem ter teu vulto ao lado
Desde jovem coração
Já caducando de paixão
Por ti, menina
Que bom seria
Se eu fosse um dia
Contemplado por um beijo teu
Assim a minha lira
Que por ti não mais suspira
Não teria o fim que teve
Pois morreu...

sexta-feira, 11 de agosto de 2006

E ONDE ESTÃO AS FLORES?

"Podem arrancar uma flor, muitas flores, mas não deterão a chegada da primavera."



Podemos ainda acreditar que o ser (des)humano vai recuar? Além de parar de sujar as águas, começar a limpá-las? Se retratar com seus semelhantes, começar a respeitar os bichos? Parar de torturá-los antes de comê-los por isso dar lucro comercialmente?

Podemos crer que o homem vai parar de usar produtos que intoxicam nosso ar e que vai por filtros caros em suas indústrias sem que uma lei o obrigue a isso? Vai passar a ter consciência de que em cada árvore arrancada estará fazendo um mal irreversível ao ecossistema e, principalmente, às gerações futuras? Podemos achar que um dia o homem vai perceber que os seres vivos têm muito mais importância do que consumir indiscriminadamente?

Há anos o homem caminha para o suicídio e o assassinato do planeta.

Estamos envelhecendo, mas não amadurecemos, nem adquirimos uma forma de pensar mais coletiva; nem ao menos conseguimos passar isso para os nossos próprios filhos! E tínhamos a responsabilidade de cuidar deste planeta, afinal, não seremos os últimos moradores dele, ou achamos que seremos?

Acredito que é isso mesmo que esta tresloucada geração está pensando: que será a última geração a habitar este pobre planetinha.

Hoje é o Líbano, ontem foi o Irã, o Iraque, o Vietnã, Hiroxima ou qualquer lugar onde o homem possa vender suas armas caras, onde possa comprar barato a morte de tantos inocentes.

Penso nas crianças que nasceram e morreram em países como os da Terra Santa e que nunca souberam o que é paz. De um dia para outro ficam órfãos, ou seus primos desapareceram sobre os escombros de uma bomba qualquer. E ainda chamam essa terra de santa! Santa? Ou amaldiçoada? Os judeus não são os donos do mau, nem os libaneses. Então quem será?

A coisa que mais me intriga é que os "donos do mundo" nunca fazem guerra dentro da sua casa, apenas na casa dos outros. Não querem desarrumá-la, sujá-la ou destruí-la. Em contrapartida eles recebem da Mãe Natureza: terremotos, furacões, frio intenso, calor abrasador e todo um sortilégio de reações naturais. A Mãe Natureza sabe o que faz.

E o que tem a ver as flores e a primavera com tudo o que falei?

Acho que se arrancarmos todas as flores, tivermos o cuidado de destruir também todas as raízes, sufocarmos o pólen, acabarmos com a água limpa e exterminarmos as abelhas, morcegos e todos os bichinhos que fazem o trabalho de polinização... A Primavera não mais existirá.


Melanie

quinta-feira, 10 de agosto de 2006

ALERTA MÁXIMO


LONDRES & EUA estão hoje em ALERTA MÁXIMO

O que o ser humano vem fazendo contra o ser humano?
Aonde querem chegar?


"Dos animais terrestres, o Homo sapiens é o único que mata por prazer, sem preocupação com as conseqüências. E nem se alimenta da caça, como as demais espécies. Quando não mata, seqüestra, maltrata, mutila. Na guerra, faz de crianças alvo; na paz, exporta-as por inteiro ou extrai-lhes corações, rins, pulmões e fígados para abastecer o crescente mercado internacional de órgãos humanos. Estou exagerando? Basta acompanhar o noticiário de cada dia."
(O PERIGO MORA AQUI - Célio H. Guimarães)


A montagem das fotos foi feita a partir de um vídeo que está no blog suavemente amargo

É feia não é? Mas esta tem sido a realidade de muita gente atualmente. Não adianta escondermos nossos rostos em travesseiros fofos, a dureza da vida chegou muito cedo para essas crianças.


OBS: Suavemente Amargo está entrando hoje para minha lista de Blogs Especialíssimos. Vale a pena dar uma conferida no espaço.

terça-feira, 8 de agosto de 2006

ORAÇÃO - Enviada por HK Merton


S Francisco de Assis

Louvado sejas, meu Senhor
Com todas as tuas criaturas.
Especialmente o senhor irmão Sol
Que clareia o dia
E com sua luz nos ilumina
E ele é belo e radiante,
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã Lua e as Estrelas
Que no céu formastes claras
E preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor
Pelo irmão Vento.
Pelo ar, nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã Água
Que é muito útil e humilde
E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jovial
E vigoroso e forte

Louvado sejas, meu Senhor
Por nossa irmã, a mãe Terra
Que nos sustenta e governa
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.


OBS: Não sou católica, mas nunca ouvi dizer que oração faça mal, então...

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

JUCELINO NÓBREGA DA LUZ



Alguém já ouviu falar nesse homem? A coisa não está lá muito boa, mas temos a escolha, mudar ou mudar se não quisermos que tudo isso aconteça mesmo.

O Professor Jucelino Nóbrega da Luz é um brasileiro, de 45 anos, paranaense, nascido em Floriano, Município de Maringá, no Estado de Paraná, que desde os seus nove anos de idade tem sonhos premonitórios. Ele escreve cartas às pessoas com quem sonha e, em casos que pressente seja necessário, chega a registrar ou autenticar o conteúdo dessas revelações que, invariavelmente,acabam se concretizando.

Ao passar dos anos sua maior preocupação sempre foi com a postura de reflexão interior das pessoas que podem modificar determinadas situações ao receberem essas informações antecipadas.


PREMONIÇÕES - ADVERTÊNCIAS PREVISTAS E REALIZADAS:

World Trade Center, New York - 11/09/2001
A primeira carta teria sido escrita em 1989 e foi endereçada ao então presidente dos Estados Unidos, George Bush (pai). No documento, Jucelino diz que previu que dois aviões iriam atacar as torres do World Trade Center no dia 11 de setembro de 2001; data que o ataque ocorreu de fato. Diz ainda que os prédios iriam cair por conta dos choques e que muitas pessoas morreriam.Há uma cópia autenticada da carta com data de 26 de outubro de 1989, no 11º. Tabelião de Curitiba (PR).

Atentado em Madri - 11/03/2004.

Tsunami na Ásia - 26/12/2004
Entre os anos de 1996 e 1998, Jucelino teria escrito várias cartas sobre o tsunami que desvastou a Ásia em dezembro de 2004. Uma delas foi enviada à Embaixada da Indonésia.

Terremoto no Japão - Kobe, 1995

Morte do Papa João Paulo II

As guerras enfrentadas pelos EUA nos últimos anos: Irã e Iraque. E mais premonições envolvendo personalidades do mundo esportivo, artístico, empresarial e político entre outras centenas de acontecimentos.

http://www.jucelinodaluz.com.br/

Palestra do Professor Jucelino Nóbrega da Luz

Abaixo, algumas das informações que foram passadas pelo Professor Jucelino durante a sua palestra no dia 03/06/2006, na cidade do Rio de Janeiro.


DATAS:

2006 - O Candidato Geraldo Alckmin ganha as eleições para presidente do Brasil. O Professor Jucelino ressaltou que Alckmin será o melhor presidente dos últimos tempos e que ele é a melhor opção para o Brasil neste momento.

2006 - A candidata Denise Frossard ganha as eleições para governadora do Rio de Janeiro

2006 - Setembro, Outubro e Novembro - Atos extremos de violência no Rio de Janeiro.

2006 - 10 de outubro a 6 de Dezembro - 4 ou 5 tufões passarão pelos EUA com a mesma intensidade dos últimos, Rita e Katrina.

2006 - 23 de Dezembro - Atentados e ataques do PCC com rebeliões no Rio de Janeiro

2007 - Janeiro, Fevereiro e Março - Aparecimento de uma nova dengue mais forte do que a dengue hemorrágica aparecendo primeiro no Rio de Janeiro e espalhando-se para Santos, Rio Preto e Ribeirão Preto, até chegar ao Nordeste.

2007 - 31 de Dezembro - data limite para conscientização do ser humano.

2007 - Em carta à Governadora do Rio de Janeiro datada de: 2/09/2005 o Professor Jucelino Relata:
Tornado no Rio de Janeiro em 19 de Outubro de 2007 atingindo: Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rezende. Lugares seguros no Rio de Janeiro, por enquanto: Nova Friburgo, Petrópolis, Vassouras e demais regiões serranas. Porém, o Estado do Rio de Janeiro está na rota das calotas polares quando elas começarem o degelo e o nível da água fará com que a região serrana fique "ilhada".

2008 - Aparece a vacina contra a AIDS

Professor Jucelino ressalta que a cura para a AIDS já existe e é uma erva chamada LUANÁ que é encontrada no Cerrado de Mato Grosso

2008 - Milhares de pessoas morrerão na África devido à escassez de água.

2009 - 25 de Janeiro - Terremoto de 8.9 na escala Richter atingira Osaka no Japão deixando 500 mil mortos.

2009 - Ápice da violência no Rio de Janeiro.

2009 - 27 de Setembro - Ápice da crise penitenciária com mais ataques no Rio e em SP.

2010 - A temperatura em alguns países da África atingirá 58°c e será o auge da crise da escassez de água.

2010 - 15 de Junho - A Bolsa de valores de Nova York entra em colapso.

2011 - 17 de Fevereiro - Terremoto atingirá o Afeganistão.

2011 - 2 de Setembro - Terremoto de 7.6 na escala Richter atingirá a Costa Rica.

2011 - A gripe aviária passará para os seres humanos e matará mais de 80 milhões de pessoas. O Professor Jucelino ressalta que os sintomas da gripe aviária são semelhantes aos de uma gripe comum.

2012 - Chamada época das nuvens negras.6/12/2012 - Inicia-se o caos de ordem climática, propagação de doenças e destruição do ser humano.

2012 - Krakatoa Volcano, vulcão na Indonésia entrará em erupção primeiro em 2012 e posteriormente em 2015.

2013 - Usinas de Angra dos Reis no Rio de Janeiro representarão um risco, pois se situam na costa e com a chegada da Tsunami, as usinas intensificarão as doenças naqueles que sobreviverem devido à radioatividade.

2013 - Entre 1° a 25 de Novembro - Nas Ilhas Canárias, uma erupção em La Palma (vulcão), vai gerar um terremoto e, posteriormente, uma Tsunami.

2013 - O Vulcão Yellow Stone nos Estados Unidos entrará em erupção. A cratera deste vulcão tem 100 quilômetros de diâmetro. O gás (chamado piroplastic) liberado antes da erupção terá 900°c e as cinzas que são liberadas após a erupção atingirão 1600 km destruindo toda a região de Kansas, Nebraska, Livinstone entre outras.

A explosão do Vulcão Yellow stone vai gerar um terremoto e posteriormente uma tsunami de 150 metros de altura que chegará ao litoral do Brasil em um período de 6 a 8 horas após a sua formação. A onda chegará à nossa costa com altura entre 40 e 50 metros entrando de 20 a 30 km terra adentro. A água chegara à divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais. A região sudeste será atingida e parcialmente destruída. A última vez que este vulcão entrou em erupção foi há 70.000 anos. Caso este fato se concretize, ira gerar uma nova era glacial.

MAIS INFORMAÇÕES:

http://www.espada.eti.br/n1852.asp
http://www.infa.com.br/incidente_em_yellowstone.html

O planeta terá somente 14 eixos seguros em todo o mundo. Dos 14 eixos mencionados pelo Professor, 7 deles são no Brasil. Existem ainda dois eixos no Canadá e na Ásia. Segundo o Professor Jucelino, um lugar é considerado seguro, quando oferece não só condições climáticas, mas sim um conjunto de fatores que possibilitem a sobrevivência por longo período, incluindo assim recursos hídricos, possibilidade de plantio, etc. Ele ressalta também que, neste momento, está fazendo pesquisas, divididas por região, para identificar os locais de abrigo. Nesta palestra, ele nos informou somente as cidades do Sul de Minas Gerais que totalizam 11 pontos.

São eles:

01 - Aurioca
02 - Itanhandu
03 - Maria Da Fé
04 - Pedralva
05 - Pouso Alto
06 - Carrancos
07 - Carmo de Minas
08 - São Tomé das Letras
09 - Extrema (as cidades vizinhas não são seguras)
10 - Bueno Brandão
11 - São Lourenço (lugar mediano, pois não possui os recursos considerados essenciais para permanência)

2015 - Portugal e Inglaterra - Têm início a maior seca que já houve nesses países, espalhando-se posteriormente para a França e Espanha. A crise se intensifica em 22 de Abril de 2015

2023 - 9 de Fevereiro - Terremoto de 8.9 na escala Richter em São Francisco ? EUA

2023 - 27 de Julho - Atentado a bomba em Bali, nas Filipinas.

2026 - 17 de julho - Terremoto chamado "The Big One" em São Francisco acarretará o rompimento da divisão da Falha de Santo André, destruindo a Califórnia. Será maior terremoto já registrado, ultrapassando a escala Richter, registrando 10.8 graus. Abrirá crateras e gerará uma tsunami com ondas de 150 metros.

2029 - 13 de Abril - Asteróide Apofis passa próximo a Terra

2036 - 11 de Novembro - O mesmo asteróide vem em rota de colisão com a Terra sendo 80% de chance de impacto e 20% de chance de não ocorrer a colisão. Ápice de destruição da Terra

2043 - Data em que 80% dos seres humanos, como nós os conhecemos, serão dizimados

As demais profecias do Professor Jucelino Nóbrega da Luz podem ser encontradas no livro:


"O Homem à Frente das Profecias", autor: Mario Enzio,
Editora: Âmbito. O livro pode ser adquirido através dos e-mails:
messiasdorta@yahoo.com.br e oduclaro@yahoo.com.br

A magnitude do trabalho do Professor Jucelino pode ser conferida no site:

http://www.jucelinodaluz.com.br/

Agora é guardar o texto e ver se as coisas vão acontecer mesmo...

sábado, 5 de agosto de 2006

PORQUE HOJE É SÁBADO

E sendo assim, uma piadinha ligth cai bem...

NOTA: Desenho feito no Corel Draw e trabalhado no Corel Photo-Paint.


ODISSÉIA DE UM BÊBADO

O bêbado, no ponto do ônibus, olha pra uma mulher e diz:
- Você é feia hein?
A mulher não diz nada. E o bêbado insiste:
- Nossa, mas você é feia demais!
A mulher finge que não ouve. E o bêbado torna a dizer:
- Puta merda! Você é muito feia!
A mulher não se agüenta e diz:
- E você é um bêbado!
- É, mas amanhã eu melhoro...

Então ele subiu no ônibus.
Logo na roleta, cambaleando, ao cobrador diz:
- Se meu pai fosse um gato e minha mãe uma gata, eu seria um gatinho!
E continua:
- Se meu pai fosse um cachorro e minha mãe uma cachorra, ai eu era um cachorrinho!
E mais:
- Se meu pai fosse um touro e minha mãe uma vaquinha, ai eu seria um bezerrinho!
O cobrador, nervoso, pergunta:
- E se o seu pai fosse um viado e sua mãe uma puta?
- Ai eu era cobrador de ônibus!

Saindo da roleta, o bêbado grita:
- Hoje eu quero comê um!
Todos os passageiros olham assustados para ele que, ao ver a reação, diz:
Calma gente, eu só quero um!

Já na parte de trás do ônibus, grita de novo:
- Do lado direito todo mundo e corno! Do lado esquerdo todo mundo é viado!
Ao ouvir isto, levanta um negão do lado esquerdo e fala:
- Eu não sou viado!!!
E o bêbado responde:
- Então muda de lado que não gosto de confusão!!!

A partir desse momento os passageiros começaram a xingar o bêbado e ameaçando cobri-lo de porrada.
O motorista, para evitar confusão, freia bruscamente e todos caem.
Um dos passageiros se levanta, pega o bêbado pelo colarinho e pergunta:
- Fala de novo, safado. Quem é corno e quem é veado?
- Agora eu não sei mais. Misturou tudo!

Ele então desce do ônibus, entra em uma igreja, o padre, viu aquele bêbado entrando e resolveu dar o sermão:
Irmãos, quem não for a favor da bebida que se sente agora!
Todos se sentaram e o bêbado gritou:
Pô, seu padre, Só nós dois hein!?

Expulso da igreja, entra logo num boteco e já pede:
- Coloca aí dez pinga pra mim!
O dono obedeceu e colocou dez pingas para o bêbado, que bebeu todas.
- Coloca agora cinco pinga!
O dono colocou, o cara bebeu todas e disse:
- Agora coloca só três, viu?
Bebeu as três num gole só, fez aquela careta típica de pingaiada e pediu:
- ZZZZZZ só uma agora! ZZZZZZ só mais uma!
O bêbado bebeu aquela, deu uma cambaleada e concluiu: 1
Eu num to enZenZendo... Quanto menossss eu bebo, mais eu fico tonto!

Antes de ir embora ele pede um maço de cigarros, que traz escrito na lateral:
"O MINISTERIO DA SAUDE ADVERTE: Cigarro pode causar impotência sexual".
Assustado, gritou pro garçom:
NÃO. Esse aqui não!!! Me dá aquele que causa câncer.

Ao sair do boteco, todo embriagado, o bêbado andando na rua, toca o interfone de uma casa e pergunta:
- Seu marido taí?
Uma mulher responde:
Está, quem quer falar com ele?
- Xá pra lá, brigado.
Chega em outra casa e toca o interfone novamente:
- Seu marido taí?
Outra mulher responde:
- Está no banho, quem quer falar...
- Brigaaaaaado, pooooode deixar.
Na outra casa...
- Bom dia, seu marido taí?
- Está... vou chamá-lo....
- Não, não é preciiiiiiso, responde o bêbado.
- Na outra casa:
- Oi, seu marido taí?
A mulher responde:
- Não, mas já deve estar chegando.
O bêbado responde:
- Então, faz favor, olha aqui pra fora e vê se sou eu!!!!!

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

A AULA

Acho que escrevi isso tudo para responder às pessoas que me incentivaram a ir ver ZUZU ANGEL no cinema e eu respondi que não teria a mínima condição de fazer isso.

Esse texto explica o porquê.



Uma vez precisei dar 5 min de aula na faculdade. O professor pediu para que eu começasse a exposição, pois os alunos estavam apavorados e eu quebraria esse gelo, em troca eu pedi para ler 2 textos, um no início e outro no final da minha aula e 10 minutos para falar, pois meu tema seria Ditadura Militar - com enfoque na violência. Tive que ler muita coisa, estudar muito, pois não podíamos levar nenhum material para ler. Zuzu & Stuart Angel foram abordados. Na montagem do trabalho, eu escrevia e chorava.





PARA OS NASCIDOS ANTES DE 1950
(Horácio Braun)

Nós nascemos antes da televisão, antes da penicilina, da vacina Sabin, antes da comida congelada, da fralda descartável, do xerox, do plástico, das lentes de contato e da pílula.
Nós nascemos antes do radar, dos cartões de crédito, fricção dos átomos, raio laser e canetas esferográficas.
Antes das máquinas de lavar pratos, secadoras de roupas, cobertores elétricos, ar condicionado e antes do homem andar na lua.
Nós casávamos primeiro e só depois morávamos juntos. Gente estranha, não? Pois é ...
Nós nascemos antes dos direitos dos gays, da mulher que trabalha dentro e fora da casa, da produção independente de filhos, dos berçários, da terapia em grupo, dos SPAs e dos flats.
Nós nunca tínhamos ouvido falar em fitas cassete, videocassete, máquinas de escrever elétricas, corações artificiais, vídeo game, computadores, danoninho e rapazes de rabo-de-cavalo e brinquinho.
Nos nossos dias fumava-se cigarros. Erva era só usada para fazer chá, coca era um refrigerante e pó era sujeira.
Embalo era como se faziam as crianças dormir, lambada era chicotada, fio dental servia para a higiene bucal e malhar era coisa de ferreiro.
Mas nós nos contentávamos com o que tínhamos. Nós somos a última geração tão boba a ponto de pensar que se precisava de um homem para se ter um bebê. Não é de se espantar que estejamos confusos...
Mas nós vivíamos e continuaremos a viver, apesar da próxima invenção que vai aparecer em matéria de computador, e que com toda certeza vai me deixar embasbacado por um período, logo superado, na produção dessa coluna de hoje, que foi redigida ontem, dia do segundo turno das eleições...
A propósito, nós somos da época em que...

(Foi aí que começou a aula que eu tinha que dar, comecei falando:)


Não se podia votar.

Ganhamos lentamente, ao longo dos tempos o direito de votar, coisa que em pouco tempo nossos militares ditadores nos tiraram.

Mas não é sobre o voto que vim falar aqui hoje, sobre isso qualquer um de vocês pode pegar um jornal antigo, ou um livro novo e ler.

Hoje vim falar o que os jornais não falaram, que a TV não noticiou, que não deu no rádio.
Vim falar a visão que teve uma menina por volta dos 10 ou 12 anos vivendo o que foi a ditadura.

Tive um professor de OSPB que simplesmente sumiu. Como já estávamos com as janelas das aulas dele há 2 ou 3 semanas, fui conversar com a coordenadora do ginásio (sim, sou da época do ginasial). E como insisti muito em saber o que tinha acontecido com o professor, a coordenadora me olhou muito seriamente e disse: "menina, acho bom você parar com tantas perguntas, ou corre o risco de ir parar onde está seu professor". Não! Engana-se quem pensou que ela me intimidou. Não intimidou não, ela me apavorou. Calei a boca e fui pra sala, nem ping-pong não quis mais jogar.

Não me lembro com detalhes tudo o que disse naquela aula para os meus amigos, que mais pareciam meus alunos, pois além de eu ter uma idade muito maior que a deles (eles giravam em torno dos 20 anos e eu entrei para a faculdade com 40), incrível como eles prestaram atenção no que eu falava.

Sei que falei da Zuzu, do Stuart e da minha prima que foi presa e só não foi morta porque um tio era alta patente militar na época.

Fechei minha aula com um texto sobre um frei que foi injustamente torturado até a loucura:



FREI TITO
(autor desconhecido)

Na dor de Tito gravou-se o que de mais hediondo produziu o militarismo brasileiro, tornado como símbolo das vítimas de torturas. Refletindo nossa indignação
Preso em novembro de 1969, acusado de oferecer infra-estrutura a Carlos Marighella, Tito é submetido a palmatória e choques elétricos, em companhia com seus confrades. Em fevereiro do ano seguinte, é retirado do presídio Tiradentes e levado para o DOI-Codi.
Durante 3 dias, batem sua cabeça na parede, queimam sua pele com brasa de cigarros e dão-lhe choques por todo o corpo, em especial na boca, "para receber a hóstia", gritam os algozes.
Fernando Gabeira, preso ao lado, tudo percebe. Querem que Tito denuncie quem o ajudou a conseguir um sítio em Ibiúna para o congresso da UNE e que assine um depoimento atestando que dominicanos participaram de assaltos a bancos.
As incessantes torturas não abrem a boca do frade de 28 anos, mas cortam sua alma. Cumpre-se a profecia do capitão Albernaz: "Se não falar, será quebrado por dentro, pois sabemos fazer as coisas sem deixar marcas visíveis. Se sobreviver, jamais esquecerá o preço de sua valentia".
Em dezembro de 1970, incluído na lista de presos políticos trocados por um embaixador suíço seqüestrado pela VPR de Lamarca, Tito é banido do Brasil pelo governo Médice. Do Chile ruma para Paris, sem jamais recuperar sua harmonia interior. Nas ruas da capital francesa ele ?vê? o espectro de seus torturadores. No convento, Tito estremece aos gritos do pai espancado no Dops, geme aos berros da mãe pendurada no pau-de-arara, arrepia-se de pavor aos espasmos de seus irmãos eletrocutados, contorce-se em calafrios sob o fantasma do delegado Fleury. Sua mente naufraga em delírios.
No dia 10 de agosto de 1974, um estranho silêncio paira sob o céu azul do verão francês. Nada se move. Entre o céu e a terra, sob a copa de um álamo, balança o corpo de frei Tito, dependurado numa corda.
Do outro lado da vida ele encontrara a unidade perdida. Deixa registrado em seus papéis que "é melhor morrer, do que perder a vida".


Consegui dar a aula inteira sem chorar, mas quando estava terminando minha voz sumiu. O Professor e eu estávamos com os olhos vermelhos e o nariz de "batatinha".

Por Zuzu & Stuart, pelo frei Tito e por mim, não posso assistir esse filme no cinema.

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

UM PEDAÇO DE MIM



Talvez por ter começado a pensar muito cedo eu não tenha passado muito por questionamentos. Pode até ser por ter tido a sorte de ler bons livros, ver bons filmes, sei lá...

Desde menina extraio da vida os ensinamentos que têm relação com algo que já deve ter vindo pronto na minha cabeça. Sim, já me perguntei de onde viemos, para onde vamos, e, principalmente, o porquê de estarmos aqui e o que faremos quando nossas almas estiverem novamente unidas. Como nunca me propus a enlouquecer de vez, parei de me perguntar essas coisas e me concentrei em me perguntar "o quero ser", "que caminho estou trilhando", "é isso o melhor que posso fazer", "que semente deixarei nesta terra no dia que eu me for"?

Minhas respostas foram vindo pelos mais variados caminhos.

1) Da Bíblia herdei duas muito importantes:
- Me ajuda que te ajudarei;
- Faça aos outros o que gostaria que fizessem a ti mesmo.

E acho que elas são as bases para termos uma vida digna, respeitando as pessoas, independente de credo, posição social, sexo, idade, etc; e nunca esperando que a vida, saúde, liberdade, sobrevivência nos caia do céu. Deus não ajudará a ninguém, se antes disso não arregaçarmos as mangas e trabalharmos duro. Não falo só do trabalho que provê o sustento, mas do que molda e fortalece nossa alma.

2) Com Hermann Hesse aprendi:
- Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo;
- Quem quiser nascer tem que destruir um mundo; destruir no sentido de romper com o passado e as tradições já mortas, de desvincular-se do meio excessivamente cômodo e seguro da infância para a conseqüente dolorosa busca da própria razão do existir: SER É OUSAR SER;
- São muitos os caminhos pelos quais Deus pode nos conduzir à solidão e levar-nos a nós mesmos;
- Quando se quer algo verdadeiramente e com suficiente força, acaba-se por consegui-lo sempre;
- O acaso não existe. Quando alguém encontra algo de que verdadeiramente necessita, não é o acaso que tal proporciona, mas a própria pessoa; seu próprio desejo e sua própria necessidade o conduzem a isso;
- O mal surge sempre lá onde não chega o amor;
- Para mim, o uso da força é proibido em quaisquer circunstancias, ainda que no interesse do "Bem";
- A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer de novo tem que destruir um mundo. A ave voa para Deus. Este Deus se chama Abraxas (Nota: Abraxas é considerado um deus egípcio que incorporava o bem e o mal, a luz e a sombra, uma entidade masculina e feminina, não onibenevolente como o Deus Cristão. Em suma, é a atividade da diferenciação).

3) Com o filme "Harold and Maude" (lançado em 1972), que aqui trocaram para "Ensina-me a viver", aprendi que amor e respeito não têm idade, hora, ou lugar.
Tem uma cena do filme que Harold pede Maude em casamento, ficam noivos e ele coloca uma aliança no dedo dela. Eles estão sentados num banco, em frente a um lago. Ela fica feliz com o gesto dele, admira sua aliança nova, agradece, tira do dedo e a atira no lago. Harold, como era de se esperar, não entende nada, mas Maude lhe explica que lá dentro do lago ela jamais vai perder a aliança, pois sempre saberá onde está.
Em outra cena, ela rouba uma caminhonete e uma pá para poderem desenterrar uma arvorezinha doente e levá-la para uma floresta, onde crescerá com mais saúde. Na volta da empreitada, acabam roubando a moto de um guarda de trânsito que queria prendê-los. Chamo isso de caminho errado para causas certas.
Para mim, essas foram as duas cenas mais bonitas do filme, onde é valorizado o sentimento, o respeito pelas coisas vivas, e não a relação material desse sentimento (a aliança como um bem e a árvore, mesmo sendo de domínio da prefeitura).

4) Com meu grande Mestre, Jorge Amado, aprendi as inúmeras formas de Deus se manifestar em nossas vidas. Tanto com as putas do Bataclã, como com os meninos chamados de Capitães da Areia. Acho que Mar Morto foi o primeiro de um sem número de livros que li do Jorge.

5) Músicas, muitas... Sempre gostei mais das nacionais, pois elas me ensinavam as várias visões, ou posições de vida na língua que eu melhor entendia.

6) Nunca fui muito voltada à religião, a cultos, a adorações, mas no meu aprendizado tem um espaço ocupado por Chico Xavier e Allan Kardec. Muitos dos seus livros responderam meus questionamentos; que por incrível que pareça, eram muito mais "quem sou e qual o meu propósito de vida?", do que "quem é esse Deus que me criou?". Nunca achei que os maus são maus porque Deus os fez assim. Acredito mais que eles são maus porque nem todos nascem com os olhos voltados para a luz, cabendo a cada um de nós buscá-la em nossa caminhada.

terça-feira, 1 de agosto de 2006

ZUZU ANGEL



Eu queria ir ao cinema ver este filme, mas acho que não vou conseguir.

Não sei o porquê disso, mas a vida da Zuzu sempre me emocionou muito. Ela não era política, mas foi uma leoa incansável na busca do corpo do seu filho, morto pela ditadura militar. Não sei ao certo quantas Zuzus existiram naquela época, mas sei que foram muitas. Sempre agradeço a Deus por eu não ter nascido uns 5 ou 10 anos antes, se fosse assim a minha mãe também poderia ter sido mais uma Zuzu.

Não quero pagar mico chorando no cinema assim que Chico começar a cantar Angélica

Lua Nua

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...